quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Mudar ou não o nome após o casamento?

Oi, meninas,
Finalmente consegui dar uma vinda aqui. A vida não está fácil pra ninguém, não é mesmo?? Nos  próximos dias, vou ter que dar uma diminuída com relação aos posts. Não farei como nesta semana que sumi por completo. Mas terei de dar uma maneirada. Estou  sem pc em casa  e nem sempre posso postar aqui no trabalho.  Mas  a razão principal é com relação aos estudos. Estou estudando pro concurso da Secretaria de Educação  do DF. O dital saiu dia 05/09. Estou fazendo o curso de Pedagogia especificamente  e exclusivamente pra esse concurso. Então  sente o drama de como ficarei caso não  passe neste concurso? Dia 16 começarei um cursinho de dois meses com aulas de segunda a sexta das 19h30 ás 22h30. Então minha vida ficará ainda mais tensa, rss. Mas prometo que não vou sumir. Vou  colocar as visitinhas em dia agora a tarde. Segue uma matéria bem banca que trata da adoção ao não do nome no conjugue no ato do casamento. Super beijo meninas!! SAUDADE DE VCS!! Tô doida pra saber o que vcs aprontaram na minha ausência, rss.


Mudar ou não o nome após o casamento?


Uma das dúvidas que surge na vida das mulheres antes do casamento é se elas devem ou não mudar o nome após o casamento. Antigamente, adicionar o sobrenome do marido era uma prática comum e inclusive obrigatória por lei, mas agora se tornou opcional e com uma diferença: o marido também pode adicionar o sobrenome da esposa se for de sua vontade.
A decisão de escolher entre acrescentar ou não o nome do cônjuge ao seu realmente não parece ser a tarefa mais fácil. É uma escolha que envolve não só o casal, mas acaba sendo de interesse também das famílias. As mais tradicionais podem perceber a decisão da mulher de não incluir o sobrenome do marido ao seu como uma atitude negativa, como falta de compromisso e desinteresse em fazer parte da família.
Alguns casais optam por não mudar os nomes depois do casamento para manter sua identidade própria e encorajar o respeito à individualidade. Além disso, outro motivo que os leva a tomar esta decisão é o medo de que o processo seja muito burocrático e tome muito tempo ou que a mudança de sobrenome nos documentos cause algum problema também de ordem burocrática. Outros ainda têm uma visão diferente e preferem acrescentar o sobrenome do cônjuge apenas quando tiverem filhos.
Porém, ainda existem aqueles que fazem questão de incluir o sobrenome do marido ao da mulher ou até excluir o sobrenome de solteira da esposa para substituir pelo sobrenome do marido.
Essas mudanças ainda geram muita discussão, pois há quem acredite que mudar apenas o nome da mulher seja uma atitude de origem machista. Porém, há casos em que os dois acrescentam o sobrenome de um e do outro, para que essa atitude não seja vista de forma negativa, mas sim como um sinal de amor e compromisso entre os dois.
Mudar os documentos não é tão burocrático quanto parece e não precisa ser feito imediatamente após o casamento. Se o casal pretende passar a vida juntos, tomar algum tempo para fazer esta mudança não custará muito. Mas se os dois preferirem manter seus nomes de solteiro e se sentirem bem assim, não precisarão mudar nada em seus documentos.
É possível também voltar ao nome de solteiro após a mudança, caso se divorciem ou mudem de idéia a respeito do assunto; assim como também é possível acrescentar o nome do cônjuge após alguns anos de casamento. De qualquer forma, é importante que o casal converse para chegar a um acordo em relação a mudar ou não o nome após o casamento para que esse assunto não se torne um problema.
E vcs, mudarão de nome? Eu não vou mudar não. Já pensou tanto trabalho e dinheiro por conta de um sobrenome?? Tô fora!!
Bjus,
Vania


13 comentários:

  1. Oii Flor, eu mudei o meu, mas vai de cada noiva né...rs
    Estou aqui para convidá-la para visitar meu blog de casamento, já me casei mas ainda sou apaixonada pelo assunto!
    O mais legal é que está rolando um sorteio super bacana... Participe, olha o link:
    http://www.umalindapromessa.com/2013/09/sorteio-em-parceria-com-customizy.html
    Beijo
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá pode dar dica de onde vc mudou o nome? sou recem casada de brasilia

      Excluir
  2. Oi Vania! Então, eu não vou mudar meu nome. Vou tentar convencer o noivo a adotar o meu, mas acho que ele não vai querer. O engraçado é ver as reações das pessoas quando você fala que não vai adotar o nome do marido. Minha mãe achou estranho, mas não se importou muito. Mas minha sogra... certeza que vai surtar quando souber (acho que ela ainda não sabe). hehehehe

    Espero que você consiga conciliar estudos, blog, apartamento e tudo o mais. A gente sente saudades quando você não posta! beijoo

    ResponderExcluir
  3. Vaninha, que saudades de ti, sua ausência é muito ruim viu! sentindo sua falta!! Passei aqui hoje cedo, ontem.. e cade????
    Mas entendo, espero e torço muito para que você consiga alcançar seu objetivo e passar no concurso!!
    Se Deus quiser vai conseguir!

    Eu vou mudar, não vejo a hora de ter o nome do meu amorzinhuu *-* rsrsrs =P
    Apesar de que vai ficar imenso.. VAnessa Rafaela Ribeiro Lima! PUTSSS!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Até me falaram ''tira o Rafaela..'' mas pára. foi o nome que meus pais me dera.. Nunquinha quero mudar!!
    rsrs

    Bjos
    http://neurasdeumanoiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. aiiiii eu quero mudar sim.
    já enjoei do nome de solteira rsrsrsrsrsr

    gostei dessa ideia que o marido tbm pode muda o nomer =D

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Não mudei... não acho necessário mudar... não por machismo (ou feminismo né)... mas acho q não é colocando o sobrenome q induz que sou dele, ou, q ele é meu,,,, ou mais... q trata de uma familia...

    Sou muitooo pratica e gosto de abreviar a vida,,, não gosto de nomes grandoes... me acho bemmm cabeça aberta p isso...

    Afinal QUEM é q vai saber q vc é casada so de olhar seu sobrenome? (so seus familiares e amigos q conhecem bemmmm seu nome "todo")...
    Se vc conhecer a maria da silva sauro... q é casada... o q q ta indicando q ela é casada, tipo q o sauro é do marido (ou nao)??? so os familiares saberão...

    dois pontos importantes q minha profissão poderia ter sido indiretamente afeta é o meu nome,,, se mudasse, algumas pessoas não poderiam "reconhecer" e minha assinatura... teria q muda-la tbm...

    claro q qdo as pessoas não gostam de seus sobrenomes é uma mão na roda... mas como eu não tenho problemas com isso... preferi nao mudar!!!! não me arrependi não...

    Na verdade tenho muitas amigas q tbm nao mudaram,,, #noivasmodernas

    respeito muito quem pensa o contrario... é a apenas uma questao de visoes diferentes =)

    ResponderExcluir
  6. eu mudei por livre e espontanea pessao.... =/
    O Ramon fez questão!

    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu vou mudar e meu more quer mudar tbm.. ele não é fofo?
    Torcendo por vc florzinha

    Bjs

    http://chegouaminhavezdecasar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu não faço tanta questão de mudar meu nome, mas meu noivo quer porque quer, então vou ceder, vou adicionar mais um sobrenome por ele.
    Vaninha não abandona a gente não viu, mas estuda bastante ai amiga. To torcendo pra que vc passe no concurso. Ai quando receber seu primeiro salário vc me chama pra almoçar no seu ape pra gente comemorar ta.....kkkkkkkkkk

    Bjinhos
    http://tatyedetinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Penso igual você...é trabalho demais rs..
    Homem nenhum muda meu sobrenome =)

    ResponderExcluir
  10. Amiga linda sumidaaa, saudade ♥

    Eu mudei meu nome sim, fiz questão de acrescentar o do noivo até pq acho lindo.. ZANARD :D to chique agora... kkkkkkkkkk mas eu queria tirar o sobrenome da minha mãe e ficar só com o do meu pai mais o do noivo mas não pode mais hoje em dia.. só pode acrescentar não pode tirar nenhum.... então meu novo nome será TARCIANA SILVA CUNHA ZANARD ^^
    E quanto a preço e burocracia não mudou nada..... o preço foi o mesmo e não foi nada burocrático, a menina só me perguntou "qual sobrenome do noivo vc quer acrescentar?" eu disse que era o Zanard e ela colocou... sem mais. Já o noivo não acrescentou nenhum meu, ele até me perguntou se eu fazia questão e eu disse que não.... :)

    Post muito bom, serve pra ajudar as meninas que estão em dúvidas :)

    Beijos gatona :*

    ResponderExcluir
  11. Eu vou mudar e meu noivo faz QUESTÃO (com letra maiúscula mesmo) que eu mude também. Já perguntei e a resposta foi rápida: Sim! rsrsrs
    Eu queria tirar o sobrenome do meu pai, mas acho que não é possível, então vou ficar com 5 nomes mesmo, mas colocarei do meu amor.

    Um beijo!
    Jéssica
    comerorareamar-porjessica.blogspot.com.b

    ResponderExcluir
  12. Olaaaa meninas estou com uma duvida eu estou prestes a me casar e não sei se é obrigatório excluir um dos sobrenomes pra acrescentar o do marido isso é necessário?
    Me digam por favor !!!!
    Bjos MARY❤

    ResponderExcluir